Você sabe o que é Diástase Abdominal?

Diástase do reto abdominal

Diástase é o afastamento dos músculos retos do abdome, eles são em número de dois e paralelos um ao outro. Quando há um aumento da pressão intra-abdominal, como gestações múltiplas ou bebê grande, excesso de líquido amniótico, obesidade, desnutrição, pode ocorrer diástase.

Quais os fatores de risco?

Mulheres que não praticam exercícios regulares são predispostas a terem diástase, mas não é regra. Hormônios gestacionais, que promovem o relaxamento muscular também podem provocar seu surgimento. Os sintomas mais comuns são as dores lombares, nos glúteos, coxas e o aparecimento de uma protuberância no centro do abdome quando se está sentada ou de pé.

Não existem formas de se prevenir a diástase. Como já foi dito, não há regra para seu surgimento, apenas fatores de predisposição. Uma forma de reduzir as chances é preparar o corpo para receber o bebê  – fazer exercícios físicos, como o Pilates, no intuito de fortalecer a região abdominal, para que ao ser “exigida”, suporte a pressão e após o nascimento da criança, retorne aos poucos ao “normal”.

Existe cura ou tratamento?

Sim. A depender do tamanho do afastamento, o mais indicado é o exercício físico, que deve ser acompanhado, preferencialmente, por um fisioterapeuta.
O tratamento cirúrgico é definitivo e uma opção considerada mais estética, já que também reduz o volume abdominal. Consiste em um corte transversal no abdome inferior, semelhante à cesariana. Faz-se uma aproximação dos músculos retos sendo eles fixados pela aponeurose (pele grossa que recobre a musculatura abdominal como uma cinta).

Exercícios indicados para quem tem diástase

Sem dúvida, além do exercício propriamente, é importante atentar para o abdome ao realizar qualquer atividade no seu dia a dia, carregar peso, deita-se e levantar-se. Assim, com o abdome contraído, evita o surgimento de hérnias abdominais umbilicais ou peri-umbilicais, que ocorrem quando órgãos internos “escapam” pelo orifício da diástase.

Alguns exercícios indicados são:

PRANCHA - Apoie-se nos cotovelos e tire os joelhos do chão, mantendo o bumbum alinhado com a coluna, como se fosse uma prancha. Concentre-se e permaneça o maior tempo possível, repita algumas vezes, interrompa quando cansar.
Prancha abdominal


RESPIRAÇÃO COM CONTRAÇÃO ABDOMINAL – Inspire distendendo o abdome e expire “sugando” a barriga para dentro, mantendo por alguns segundos, até o final da expiração.

Flexão de tronco com aproximação de retos abdominais
FLEXÃO ANTERIOR COM APROXIMAÇÃO DO ABDOME – Aqui você pode usar uma faixa, ou as próprias mãos para aproximar os retos abdominal, como se tivesse abraçando o abdome.







Evitar!

Flexão anterior de tronco e abaixamento das pernas sem aproximação do reto do abdome;
Exercícios de rotação de tronco;
Levantamento duplo de perna;
Levantar o tronco da posição deitada para sentada sem contração apropriada do músculo.

Texto baseado no site: http://femininoealem.com.br/3691/voce-sabe-e-diastase/

Pilates para homens sim!

Pilates não é apenas para mulheres, a começar pelo criador do método - Joseph Pilates e seus primeiros "seguidores". Abaixo estão 8 motivos para desmistificar o método e mostrar porque os homens também podem e devem praticar Pilates


1 - Melhora o desempenho em qualquer outro esporte
"O pilates é o melhor complemento para atividade física que existe", diz o professor Luiz Lobassi, da Maha Studio do Corpo, em São Paulo, que já foi bicampeão brasileiro de kung fu. Postura, equilíbrio, estabilidade, flexibilidade, respiração, coordenação, circulação, fortalecimento e resistência, tudo pode ser melhorado. Atletas das mais variadas modalidades são beneficiados. Por exemplo: quem joga tênis ou golfe acaba se dando bem com o aprimoramento da rotação do tronco. Maratonistas melhoram seu tempo com técnicas avançadas de respiração, e lutadores ganham mais flexibilidade e força abdominal.

2 – Tonifica os músculos do corpo todo

A grande variedade de exercícios garante um trabalho eficiente para toda a musculatura. “Numa aula dá para trabalhar todas as cadeias do corpo: anterior, posterior e lateral”, diz o professor Antonio Fretz. Outra vantagem é que, ao contrário da musculação, o pilates não leva à hipertrofia do músculo. “Os exercícios tonificam sem que você perca a
flexibilidade”, diz o professor Lobassi.

3 – Define o abdômen
Um dos principais focos do pilates é o fortalecimento da musculatura central do corpo. Joseph Pilates deu o nome de “powerhouse” ao conjunto desses músculos, que abrangem abdômen, coluna e região pélvica. O domínio dessa área é fundamental para os mais variados exercícios físicos. De quebra, sua barriga fica sarada.

4 – Aumenta a disposição sexual
O bem-estar físico e mental ajuda no sexo. A flexibilidade também. Idem para o autoconhecimento e para a liberação de hormônios, como endorfina. E tudo isso está no “pacote” do pilates

5 – Amplia a flexibilidade e a coordenação
“O pilates é uma das atividades que mais alonga o corpo, da nuca aos pés”, garante Antonio Fretz. Aliando isso à melhora da coordenação, você terá mais facilidade para realizar as tarefas do dia a dia.

6 – Diminui tensões e elimina stress
Que fique claro: pilates é muito diferente de ioga. Ele utiliza aparelhos próprios, trabalha em séries de dez repetições, permanece menos tempo na mesma postura e não usa meditação. Mas atua no equilíbrio da mente, na concentração e na harmonia do organismo. É como dar uma bica no stress.

7 – Previne dor nas costas
Não são só as suas costas que doem. Esse problema atinge cerca de 80% da população mundial em algum momento da vida. A reabilitação da postura que você aprende no pilates previne dores na coluna e pode corrigir desvios como hipercifose e hiperlordose.

8 – Dá para fazer com a turma
Os treinos são democráticos: em uma mesma sala podem estar praticantes de níveis e interesses diferentes. Cada uma das pessoas tem um treino personalizado. O bom nesta história é que você pode fazer uma sequência de exercícios bem ao lado daquela gata que está num nível mais avançado. Ou do amigo que você arrastou do futebol. O negócio é bom também para casais: um apoia o outro e a motivação só aumenta.

Artigo extraído integralmente de: http://vip.abril.com.br/cuidados-pessoais/esporte/8-motivos-por-que-pilates-e-esporte-de-macho/