Lombalgia é um termo usado para descrever a dor referida na região baixa da coluna, a qual geralmente é ocasionada por disfunções originadas nas regiões lombar e sacral. Entretanto, a lombalgia pode estar relacionada com fatores externos à coluna, como disfunções em órgãos ou fatores psicossomáticos.
A ciatalgia é a dor referida no membro inferior resultante da irritação do nervo isquiático ("ciático"). A causa mais frequente indentificada da ciatalgia é a compressão de uma raiz nervosa, por exemplo, por uma hérnia discal. A lombalgia pode estar acompanhada de dor irradiada para o membro inferior, nesse caso é descrita como lombociatalgia.
Atividades no trabalho que envolvem movimentos repetitivos de levantamento de peso com torção da coluna vertebral são fatores de risco para o sintoma, assim como as profissões de motorista ou operador de máquinas vibratórias.
O tratamento da lombalgia objetiva a melhora da dor e a recuperação funcional, por ser uma dor de alta frequencia na população, o tratamento dos sintomas, na maioria das vezes, pode ser inciciado mesmo sem um diagnóstico médico definitivo, desde que não haja suspeita de uma condição patológica mais séria. Como se sabe, o disgnóstico médico definitivo nem sempre é conseguido.
As opções de tratamentos compreendem tratamento farmacológico, repouso, fisioterapia convencional e exercícios físicos orientados, como o Pilates.
Nenhum comentário:
Postar um comentário