Osteoporose: como tratar?


A osteoporose é uma doença que atinge os ossos, caracterizada quando a quantidade de massa óssea reduz substancialmente deixando os ossos mais frágeis, sensíveis e sujeitos a fraturas. Isso pode ocorrer durante processo natural do envelhecimento, sendo mais comum em mulheres. A doença progride lentamente e são raros os sintomas antes que ocorra um evento mais grave, como uma fratura espontânea, que não está ligada a um trauma. Se não forem realizados exames rotineiros preventivos, a osteoporose pode passar despercebida. Sua evolução pode ser retardada através de medidas preventivas.

A partir de 1991, devido o Consenso realizado por todas as Sociedades Americanas que tratam da osteoporose, eles passaram a informar que é fundamental a análise da quantidade óssea que expressa o estado de deterioração do colágeno. Quanto melhor for a quantidade óssea menor a chance de ter fratura.

Mais tarde, outras pesquisas verificaram que o risco de desenvolver osteoporose e fratura está diretamente relacionado com as deteriorações do colágeno ósseo.

Sintomas


A doença progride lentamente e raramente apresenta sintomas. Se não forem feitos exames sanguíneos e de massa óssea, é percebida apenas quanto surgem as primeiras fraturas, acompanhadas de dores agudas. A osteoporose pode também provocar deformidades e reduzir a estatura do doente.

Atividade Física


Atividade Física corretamente orientada, também é usada como parte importante no tratamento e controle da osteoporose, podendo reduzir ou até, estabilizar a perda de massa óssea do indivíduo.

A força muscular sobre os ossos constitui o estímulo importante para a manutenção e aumento da massa óssea. Os exercícios na água não trazem os benefícios observados nos exercícios no solo como: caminhar, correr, dançar, jogar tênis, Pilates e academia.

Os exercícios físicos devem ser realizados de forma regular, pelo menos três vezes na semana, com um intervalo de 24 a 48 horas. É importante que esses exercícios sejam realizados com o indivíduo suportando o seu próprio peso, em função da força que os músculos exercem sobre os ossos da coluna e dos membros inferiores.

Considerando a condição física da maioria dos idosos, o exercício físico mais recomendado é a caminhada, que deve ser de aproximadamente 40 minutos, antecedidos de um aquecimento e finalizados com um alongamento muscular. O ideal é ser acompanhado por um médico antes de iniciar a caminhada, para que seja realizado um teste de esforço e mensurada a capacidade cardíaca do paciente e o limite de esforço recomendado.

Fta. Flávia Prado

Nenhum comentário:

Postar um comentário