Se existe uma certeza absoluta, é que iremos envelhecer algum dia. E nada melhor do que prevenir algumas das consequências do envelhecimento – praticar Pilates. O método Pilates previne o surgimento e ajuda a melhorar uma má postura, comum à terceira idade, caracterizada por um aumento da curvatura torácica (hipercifose), redução da curvatura da lombar (retificação lombar), cabeça projetada para frente, ombros curvados, deslocamento da articulação do quadril e muitas outras alterações.
Uma postura errada leva ao mau funcionamento do diafragma (músculo respiratório), pois este se insere em vários locais da coluna vertebral. Quando o diafragma é acionado em um exercício do Pilates, ocorre um relaxamento e consequentemente a coluna é posicionada de forma correta.
A flexibilidade é outro ponto importante. Ela é reduzida com o envelhecimento devido ao aumento de ligações de colágeno intra e intermolecular, que dificulta o deslizamento das proteínas - ou melhor dizendo, dos músculos - sobretudo se o individuo nunca praticou atividade física. Nos exercícios de Pilates os alongamentos são estimulados sempre, no início, durante e no final das aulas. As articulações mal alinhadas e frouxas são vilãs para o surgimento da osteoartrose (AO) - aquela famosa dor que surge principalmente em dias mais frios e após sobrecarregar as articulações.
Uma prática regular de Pilates, com auxílio de alongamentos, reposicionamento de articulações e exercícios de fortalecimento, ativa a circulação e reduz a dor de forma contínua. Se você não tem OA, certamente evitará o surgimento ou até o aparecimento de dor ao praticar exercício de baixo impacto, como o Pilates. Não podia faltar a famosa Osteoporose – redução global da massa óssea, diagnosticada na cintilografica óssea. O principal risco dessa patologia são as fraturas de baixo impacto, ou seja, ao pequeno trauma. As microfraturas na coluna vertebral causam dor intensa nas costas devido às contraturas musculares de defesa, casos na qual a estrutura muscular está fraca e é preciso uma solução “radical” do organismo. Além disso, é comum o surgimento de deformações nesses locais, pois ao “consertar” essa lesão, o cálcio se instala de forma errada por ausência de descarga de peso nesses locais para guiar a regeneração óssea.
Portanto, o fortalecimento dos músculos que sustentam a coluna é de fundamental importância para evitar o aparecimento dessas lesões.
“Envelhecer” não significa “ser velho” ou “ser idoso”, mas sim um processo natural do nosso corpo às agressões e desgastes físicos diários. Muitos jovens tem sintomas de envelhecimento, e muitos idosos parecem nunca envelhecer.
Deixo uma frase de Joseph Pilates para reflexão:
“Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário