Pilates X Crianças e adolescentes

As crianças e adolescentes dos dias de hoje utilizam mochilas pesadas, sentam de forma errada ao assistirem aula ou televisão, ficam por muitas horas em frente ao computador e digitando, além de praticarem pouco exercício ao longo do dia. Esses maus hábitos são levados para o início da fase adulta, o que gera diversos desvios posturais intratáveis e algias na coluna, principalmente cervical e lombar. Ao iniciar atividades esportivas, incluindo o Pilates com modalidade, a criança/adolescente, tem a oportunidade de sair da inércia construindo uma melhor qualidade de vida e aprenderndo novos hábitos como a forma correta de carregar uma mochila, a forma correta de sentar-se, etc.
Não existe nada mais chato que atividade física monótona, e isso não significa que para criança isso será diferente. Praticar aulas de Pilates pode ser algo muito divertido além de trazer muitos benefícios tais como: contribuir para o desenvolvimento da criança, melhora da postura, evitar que os desvios posturais instalados evoluam negativamente, melhora a concentração nos estudos, melhora a consciência corporal, ajuda a controlar o peso, fortalecimento e alongamento do corpo, equilíbrio e coordenação motora, além de ser um canal para extravazar as energias.
O ideal é que a criança pratique o Pilates em turmas específicas para sua idade, pois assim estimula também o lado social e a amizade entre eles.
Alguns profissionais recomendam o Pilates a partir de 4 anos de idade, porém utilizando os exercícios em brincadeiras, com uma aula dinâmica, com bolas, elásticos, discos de equilíbrio, alongamentos em dupla, sempre focando na individualidade da criança e na fase do desenvolvimento em que se encontra.
Para crianças de 7 ou mais idade, entrando inclusive na fase de adolescência, o foco já muda um pouco, pois é possível utilizar desafios objetivando fortalecimento e desvios posturais já instalados, por exemplo. O legal é que é possível fazer uma aula diferente a cada dia e com isso trabalhar todo o corpo de forma harmoniosa.
 Para ilustrar, um vídeo muito bacana falando sobre o assunto!

Fta. Flávia Prado

Nenhum comentário:

Postar um comentário