Aviso!!

Pessoal,


A partir do dia 6 de agosto estaremos funcionando com todos os horários de PILATES:



Nossos horários:
Seg. à Qui. – 6:30 às 12:30 e 14:00 às 21:00
Sex. – 6:30 às 12:30 e 14:00 às 18:00
Sab. – 7:30 ás 10:30 *


* Aulas aos sábados mediante formação de turma a partir de 4 alunos! 


Estamos com uma promoção de inauguração!! Forme seu grupo de 5 amigos, colegas de trabalho ou vizinhos e todos ganham desconto! 


Venha dos conhecer e marcar uma aula experimental!

R. dos Colibris, edf. Emp. Paralela Place, sala 505 - Imbui

Pilates e Incontinência urinária




A necessidade de ir ao banheiro imediatamente (bexiga hiperativa), a perda urinária durante o sono ou após esforço físico, como tossir, espirrar, correr, rir, carregar peso, ou realizar qualquer esforço no abdome, são sintomas iniciais de que algo está errado com o organismo, podendo ser considerado incontinência urinária (IU) de urgência ou esforço. Segundo a Sociedade Internacional de Continência, a IU é definida como “perda involuntária de urina, que em geral ocorre insidiosa e progressivamente. É um problema que pode atingir ambos os sexos, todas as idades e camadas sociais e representa um problema social e de higiene”.

Grande parte dos casos de IU aparecem em idade avançada – acima de 60 anos, no período de gestação ou pós parto e pós menopausa (30% a 60%) - nesse período há uma redução de alguns hormônios femininos (estrógeno), que causa redução da elasticidade da uretra; pode ocorrer também em homens com distúrbios de próstata e em pessoas com incapacidades físicas e mentais (esclerose múltipla, distrofia muscular, poliomielite, AVC, lesão coluna, etc). Em geral, as mulheres são mais acometidas que os homens, chegando a 2 vezes mais chances. Os homens geralmente possuem musculatura mais forte e tem a uretra mais longa que as mulheres.

Na maioria dos casos o tratamento é conservador – o Pilates é uma alternativa para prevenir e também tratar a IU, pois um dos seus princípios baseia-se no fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico, o que favorece um melhor controle sobre o fluxo urinário.  Por isso praticantes de Pilates são menos susceptíveis a IU. Nos casos mais graves é possível associar com medicamentos, fisioterapia uroginecológica ou intervenções cirúrgicas.
Lembrando que todos os casos de IU devem ser acompanhados por um médico que dará as coordenadas do tratamento e a necessidade ou não de procedimento cirúrgico.

Fta. Flávia Prado

Cálcio x Emagrecimento

Segundo pesquisadores, o cálcio, comprovadamente benéfico para ajudar no fortalecimento ósseo e redução da pressão arterial, também está associado ao emagrecimento.

O aumento da ingestão de cálcio diário altera o trabalho das células de gordura (adipócitos), que passam a armazenar menos gordura e ativem mecanismos que eliminam àquela já acumulada, através da lipólise. Especialistas também dizem que o cálcio pode regular a secreção de leptina, hormônio que controla o apetite.

A recomendação diária de cálcio para adultos saudáveis é de 1000mg (1g). Enquanto para crianças, o consumo fica em média, 600mg e 800mg.

Apesar dos resultados da pesquisa serem animadores, é preciso cautela. O cálcio por si só não garante perda de peso. É necessário um controle alimentar e um maior gasto de energia com realização de exercícios físicos. O balanço energético é determinante para o emagrecimento. Para perda de peso, opte por versões menos calóricas dos derivados, por exemplo, queijo branco e no lugar do leite integral, consuma o desnatado.

Uma dica de nutricionistas para aproveitar melhor o mineral, é reduzir o consumo de sal, pois cada 500mg de sal excreta 10mg de cálcio e 1g de sal, elimina de 20mg a 40mg. O excesso de cafeína também pode atrapalhar a retenção de cálcio no organismo de pessoas com dietas pobres nesse mineral e aumenta sua eliminação em mulheres na menopausa. Já o consumo de vitamina D aparece como coadjuvante para um bom aproveitamento do cálcio no corpo, adquirido principalmente pelo pela luz solar, esse nutriente ajuda na absorção do mineral pelo intestino.

Para pessoas com intolerância à lactose, as alternativas para ingerir cálcio são diversas - os derivados como iogurte e queijos, têm menores índices de lactose, oferecendo melhor tolerância para estes indivíduos. Outras boas fontes do mineral são gergelim, repolho, couve, brócolis, tofu, castanhas, amêndoas, espinafre, soja, feijão e beterraba, apesar de possuírem  menores quantidades do mineral.

Números do mineral
O cálcio está presente em leites e derivados e também em verduras e grãos. Antes de escolher sua fonte, confira qual a quantidade encontrada em cada alimento.
ALIMENTOS
MG DE CÁLCIO / 100 G
Gergelim
989
Queijo-de-minas fresco
685
Queijo mozarela
517
Amêndoa
248
Melado
205
Iogurte de frutas
169
Soja
145
Couve
140
Espinafre cozido
136
Leite de vaca desnatado
123
Iogurte natural
121
Tofu
111
Brócolis
40
FONTE: BARBARA RESCALLI SANCHES, NUTRICIONISTA DO DEPARTAMENTO CIENTÍFICO DA VP CONSULTORIA NUTRICIONAL. INFORMAÇÕES RETIRADAS DO SITE: HTTP://WWW.UNIFESP.BR/DIS/SERVICOS/NUTRI


INAUGURAÇÃO PSYCORPORE!!

A nossa inauguração aconteceu ontem dia 14/07/12 e foi o máximo! E o café da manhã delicioso!! Contamos com a presença de familiares, amigos e colegas de profissão, que contribuíram pra que este momento se tornasse muito especial!


















Agradecemos a presença de todos e um grande abraço da equipe PSYCORPORE!




Pilates x Parkinson


A doença de Parkinson ocorre quando neurônios (células nervosas) de uma parte do cérebro (substância negra) morrem ou tornam-se prejudicadas e deixam de produzir dopamina.  A dopamina é um mensageiro químico conhecido como um neurotransmissor que ajuda a controlar os músculos e os movimentos, quando os níveis de dopamina estão baixos o movimento será lento e hesitante (perda de equilíbrio e postura), músculos tensos e rígidos e haverá agitação ou tremores. Doença de Parkinson é progressiva, e por isso seus sintomas variam dependendo de quanto tempo o indivíduo tenha tido a doença.

As drogas são geralmente prescritas para tratar os sintomas, mas também é uma boa ideia olhar para os hábitos de vida geral, a fim de administrar com êxito a doença no cotidiano. A vida torna-se mais e mais difícil à medida que a doença progride, os parkinsonianos tendem a se tornar mais sedentários. As pessoas que têm Parkinson, também tendem a respirar superficialmente, limitando assim a quantidade de oxigênio que está disponível para utilização pelo organismo.

O Pilates centra-se na respiração torácica, que preenche todo o espaço na caixa torácica de modo que os fluxos de oxigênio para os músculos sejam  mais eficientes. Ele também ajuda a melhorar a coordenação e controle dos movimentos, através de técnicas como o alongamento dos músculos. Alguns dos problemas rotineiros associados ao Parkinson, como a tensão nos ombros e costas podem ser amenizados utilizando o método.

O Pilates incentiva padrões de movimentos específicos por meio do reposicionamento muscular e alongamento; a falta de destreza associada ao Parkinson podem ser aliviados. Os exercícios no método ocorrem de uma forma controlada, tendo assim um papel na reeducação neuromuscular, simulando atividades de vida diária como, agachar-se e sentar-se.

Não há pesquisa oficial sobre Pilates e Parkinson que aborde especificamente os sintomas, mas na prática, há uma evidente melhora no equilíbrio, na rigidez muscular e flexibilidade. O importante é se manter sempre ativo e se exercitar com frequência, pois assim os músculos e o cérebro se mantêm sempre desafiados. Um dos avanços mais significativos na neurologia nos últimos 20 anos tem sido o reconhecimento de uma maior capacidade de recuperação do cérebro após lesão, ao invés do que se pensava anteriormente. Atualmente é reconhecido que o cérebro tem capacidade de se reorganizar (neuroplasticidade) após uma lesão ou doença, e que este fenômeno pode ser facilitado por meio de um complexo e intenso treino de capacidades físicas. Hirsch (2003) demonstrou que a força muscular e o equilíbrio podem ser melhorados em doentes de Parkinson com um treino intensivo de resistência e equilíbrio, durante dez semanas (três vezes por semana).

Com o Pilates é possível retardar o aparecimento dos sintomas e até mesmo controlar os sintomas presentes, trazendo melhor qualidade de vida para o indivíduo com Parkinson.





Venha conhecer a Psycorpore!

Nosso estúdio conta com os principais aparelhos utilizados no método Pilates: Reformer, Cadillac e Chair e diversos acessórios, entre eles, bolas, flex ring, thera-band, bosu, cama elástica, etc. Tudo para oferecer um melhor atendimento, com aulas dinâmicas e personalizadas.




O ambiente é climatizado, aconchegante e intimista, todos os equipamentos modernos e seguros e profissionais especializados em Pilates.

Oferecemos atendimento personalizado para gestantes, idosos e adolescentes, com aulas direcionadas para suas necessidades específicas.

Em breve funcionaremos com outros serviços: Psicoterapia, Nutrição e Massoterapia.

Venha nos visitar e experimentar uma aula de Pilates gratuita!
_____________________________________________________________________
R. dos Colibris, 79, edf. Emp. Paralela Place, sala 505 – Imbui – Em frente ao Caboatã Shopping - (71)3506-9486 | 9105-8766 | psycorpore@hotmail.com

Nossos horários:
Seg. à Qui. – 6:30 às 12:30 e 14:00 às 21:00
Sex. – 6:30 às 12:30 e 14:00 às 18:00
Sab. – 7:30 ás 12:00

Massa muscular - Gordura localizada = "Abdome de tanquinho"



Quem nunca sonhou em ter um abdome de “tanquinho”? Hoje em dia tanto homens como mulheres têm esse desejo, mas sonhar é pouco, pra conseguir algo assim é necessário muita disciplina.  Essa conquista não é impossível, mesmo pra quem tem a famosa “barriguinha de Chopp”.

Ter um abdome fortalecido, muito mais do que estética, também significa saúde e qualidade de vida. Porém é possível ter um abdome forte que não se destaca devido à existência de gordura localizada na parede abdominal.

Vários alunos me pedem para trabalhar exaustivamente a musculatura abdominal nas aulas de Pilates porque querem “tirar a barriguinha” e sempre enfatizo que pra isso é necessário caprichar nos exercícios aeróbios, pois somente eles associados com o controle alimentar, ajudarão na redução de gordura total do corpo e como consequência redução de peso e musculatura abdominal mais aparente. 

Já falei, em um post anterior, sobre alimentação e ganho de massa muscular. Aqui podemos relembrar da importância de uma alimentação balanceada, de preferência orientada por um nutricionista, que avaliará suas necessidades diárias baseadas no seu gasto calórico e seus objetivos. Algumas pessoas, por possuírem rotinas muito apertadas, horários curtos para se alimentarem e vida muito ativa, podem necessitar de suplementações e somente o nutricionista estará apto a receita-la.

Peço desculpas aos especialistas, mas preciso descrever algo que muitos alunos gostariam de saber, mas nunca foi dito:

Massa muscular ou massa magra é o conjunto de músculos que nosso corpo possui, no total de 639. Eles produzem energia através de reações de combustão e para se movimentarem também necessitam de energia. Essa energia vem dos alimentos: carboidratos, gorduras e proteínas. Então, vocês concordam que retirar da dieta um desses nutrientes pode comprometer não só o funcionamento dos musculos como o ganho de massa muscular? Porém na falta de um desses componentes, o nosso corpo precisa trabalhar mais para transformar um nutriente em outro e continuar com suas reações, o que pode gerar problemas de saúde no futuro. Por outro lado, o excesso de um desses alimentos acaba se estocando em forma das tão temidas gordurinhas!

O Pilates traz muito pouco de exercícios aeróbios e que promovam um maior gasto energético, necessitando realizar em paralelo, alguma outra atividade como dança, caminhada, corrida, etc. Assim sua atividade ficará completa. Mas, o Pilates possui uma vantagem para adquirir um “abdome de tanquinho”, o trabalho dos musculos abdominais ocorrem em praticamente 100% da aula, mesmo nos exercícios de alongamentos é exigido que se mantenha uma respiração correta associada a contração abdominal. 

O que você está esperando para começar sua aula?
Fta. Flávia Prado


Contagem regressiva...

Pessoal, falta pouco....estamos em contagem regressiva para a inauguração! Nosso panfleto ficou pronto e só falta a montagem dos equipamentos de Pilates para darmos início às nossas atividades! Quem quiser conhecer o espaço fique à vontade, vamos adorar recebê-los.
Ahh! Já podemos marcar as aulas experimentais e avaliações também, é só ligar para um dos nossos telefones que marcamos e tiramos todas as suas dúvidas, se preferir pode ir no estúdio que conversamos pessoalmente.

Estamos te esperando!!!!!


"Tente mover o mundo - o primeiro passo será mover a si mesmo"

Platão

Avaliação Postural

Postura é definida como a posição que nosso corpo adota no espaço, assim como a relação entre as suas partes e o centro de gravidade. Por isso que se diz que para ter uma boa postura é necessário o equilíbrio do sistema musculoesquelético (músculos e ossos).

A postura é algo individual e cada indivíduo sofre diversas influencias do meio ao longo dos anos . Alguns fatores que influenciam na postura são: anomalias congênitas (o indivíduo nasce com a alteração), ou adquiridas, má postura no dia a dia (ex.: sentar sobre o sacro; curvar a coluna para frente – comum em adolescentes que ficam muito tempo em frente ao computador, etc), obesidade, alimentação inadequada (a falta de alguns nutrientes, principalmente na infância, favorece uma má formação dos ossos), atividades físicas sem orientação ou inadequada,  distúrbios respiratórios (esse distúrbio gera alterações na musculatura respiratória que, por sua vez,  alteram a estrutura óssea), desequilíbrios musculares (ex.: distúrbios neurológicos),  frouxidão ligamentar e doenças psicossomáticas.

A boa postura é aquelas que melhor ajusta nosso sistema musculoesquelético, equilibrando e distribuindo todo o esforço de nossas atividades diárias, favorecendo a menor sobrecarga em cada uma das partes.

A avaliação postural é de extrema importância para mensurar os desequilíbrios e adequarmos a melhor postura de cada indivíduo, possibilitando a reestruturação completa das cadeias musculares e seus posicionamentos no movimento e na estática. A partir deste procedimento, estaremos promovendo a prevenção de muitos males causados inicialmente pela má postura.

O que afinal causa as cãibras?

Cãibra é uma sensação bastante desconfortável e que muita gente já sentiu em algum momento da vida, em situações, muitas vezes inesperadas, a musculatura “trava” e vem àquela sensação dolorosa que permanece mesmo após cessar a contratura.
Geralmente as cãibras musculares ocorrem durante ou após a prática esportiva ou uma carga elevada de exercícios físicos, geralmente ocorre em membros inferiores, porém em atividades como digitação, podem aparecer em membros superiores também. As cãibras noturnas podem relacionar-se a outros problemas sistêmicos ou carências alimentares.
PRINCIPAIS CAUSAS:

- Uso exagerado da musculatura – atividades laborais ou esporte.

- Desidratação – a água facilita a contração e o relaxamento da musculatura, sua carência pode dificultar esse processo natural.

- Baixas temperaturas – o frio faz com que a musculatura fique tensa e contraída, facilitando os espasmos das fibras musculares.

- Má circulação – principalmente devido entupimento de artérias, o que dificulta a irrigação sanguínea da musculatura correspondente ao vaso.

- Carência de sais minerais – a ausência de potássio, magnésio e cálcio na dieta dificulta o funcionamento dos músculos, podendo gerar cãibras frequentes.

- Outras causas - Diabetes, anemia, insuficiência renal, doenças de tireoide, doenças neurológicas, desequilíbrios hormonais, mulheres grávidas ou problemas vasculares são fatores que favorecem a ocorrência de cãibras. Alguns relatos também indicam que o uso de certos suplementos dietéticos como creatina pode aumentar os riscos de cãibras musculares. Se cãibras apareceram sem um histórico prévio, consulte um médico para excluir causas mais sérias.

PREVENÇÃO E TRATAMENTO

No geral não existe tratamento para cãibras, geralmente a dor cessa assim que se promove um alongamento da musculatura acometida, massagem ou aplicação de calor no local. Para prevenir o aparecimento algumas precauções podem ser tomadas, como: beber água ao longo do dia, sempre alongar a musculatura antes e após realizar atividades físicas, manter uma dieta balanceada e contendo minerais como cálcio, magnésio e potássio.

Fonte: Revista Pilates

Pilates : Fisioterapeuta ou Educador físico?


Existe um tema tão polêmico que eu não poderia deixar de comentar e expressar minha humilde opinião. Há alguns poucos anos iniciou uma batalha, ou melhor dizendo, uma guerra, entre Fisioterapeutas e Educadores Físicos, quanto a propriedade do método Pilates. Guerra também dos conselhos federais de fisioterapia e terapia ocupacional (COFFITO) e de educação física (CONFEF) que insistem em olhar apenas para o próprio “umbigo”.
Para a fisioterapia o pilates é um recurso cinesioterapeutico e mecanoterapeutico que promove a educação e reeducação do movimento corporal; já para os educadores físicos, o pilates é um método de condicionamento físico geral, estabilização postural e da melhoria do desempenho nas atividades físico-desportivas e nas atividades típicas da vida diária. Ambos dizem em suas resoluções que detêm esse método. E agora, como escolher o profissional?
No final das contas, as duas estão completamente certas, mas em minha opinião, ambas as profissões apenas perdem com discussões dessa categoria. É muito claro que cada formação traz conhecimentos específicos, mas o que há em comum é o corpo do indivíduo.
Estudar o corpo faz parte de ambas as profissões, todos esses profissionais deveriam ter conhecimento de anatomia, assim como formas de treinamento e como atuar diante de uma patologia, por exemplo de coluna; cada um dentro das suas limitações. Para isso existem os cursos de especialização, nos quais o indivíduo torna-se apto a atuar com um pouco mais de conhecimento.
PILATES é apenas uma técnica, que qualquer indivíduo que estuda o corpo, a biomecânica e o método é capaz de orientar um aluno. O profissional tem que reconhecer seus limites e correr para se adequar as necessidades do cliente. O importante é saber enxergar as contraindicações de cada exercício, estudar a patologia e oferecer o melhor serviço possível para que se obtenham resultados satisfatórios.
Isso sem falar em duas outras profissões que “brigam” pelo método, porém de forma mais discreta: profissionais de dança e enfermeiros. Para os enfermeiros o método devia ser aplicado por eles, pois foi com intuito de melhorar as condições de pacientes hospitalizados, que surgiu o método, dentro do hospital, com adaptações de macas e molas, criada pelo Joseph Pilates. Os profissionais de dança ou bailarinos foram os primeiros a utilizarem o método fora do hospital, em estúdios montados com finalidade de melhorar seu desempenho no palco.
Resumindo, acredito que juntos somos mais fortes, todas as profissões são importantes e se complementam, mas antes de iniciar uma aula o ideal é procurar profissionais capacitados, sejam eles educadores físicos, fisioterapeutas ou dançarinos. Primeiro pense e responda para si mesmo: qual o seu objetivo? Você tem patologias de coluna? Saiba que cada profissional tem um ritmo diferente, até mesmo profissionais da mesma área. Escolha àquele que mais se aproxima das suas características. Você gosta de aulas fitness, opte por educadores físicos, você quer tratar uma lesão, escolha um fisioterapeuta, você quer melhorar sua performance no balé, escolha um profissional da dança, mas saiba que todos tem capacidade de te atender, pois o método é único, o que não é único é o ser humano.
Fta. Flávia Prado

Cronograma corridas de rua 2012

Pra quem necessita eliminar peso e gosta de atividades competitivas, nada como participar de corridas de rua, que ocorrem ao longo do ano em várias cidades do Brasil e mundo. Mas não se esqueça de treinar muito antes de ingressar nas competições! Muitas pessoas correm acreditando estar fazendo o melhor para seu corpo, mas conhecer os próprios limites é fundamental. O ideal é participar de grupos de corrida, coordenados por profissionais educadores físicos e que tenham um bom conhecimento sobre treinamento em corridas. Só ele é capaz de elaborar uma planilha de treinos semanais, o que é necessário para que haja evolução nos treinos e melhora cardiovascular e periférica (força de membros inferiores).
Este mês serão 5 corridas em Salvador, abaixo o calendário de Julho a Dezembro de 2012:


JULHO
02/07 -  XIII Corrida 2 de Julho – 11 km AVAB/FBA - Salvador/BA
08/07 - Corrida do Fogo – 8 Km Corpo de Bombeiros – PM/FBA - Salvador/BA
15/07 - 7ª Corrida da Independência da Bahia – 5 e 10 Km TV Aratu/FBA - Salvador-Ba
22/07 - Meia Maratona da Bahia Caixa LATIN SPORTS-  Salvador/BA
29/07 - 19ª Corrida dos Carteiros DR Bahia – 10km  - Salvador-BA
AGOSTO
05/08 - Corrida Criança Esperança  -  Salvador/BA
12/08 - Circuito das Estações – Etapa Inverno Salvador – 5 e 10 Km -  Salvador/BA
19/08 - Track e Field Run Series - Shopping Barra - Salvador/BA
26/08 - XXVII Corrida Rústica Duque de Caxias – 10km -  Jacobina/BA
26/08 - 16ª Corrida Rústica dos Bancários – 7 Km -  Salvador/BA
SETEMBRO
01 e 02/09 - Circuito de Corrida e Caminhada da Longevidade Bradesco Seguros – Etapa Salvador
15/09 - ECORRIDA 30K, 15K e 10K – Etapa Salvador -  Salvador/BA
16/09 - XXVI Corrida da Águia – 11 km - Salvador
22/09 - Corrida Noturna do Litoral Norte - Mata de SJ
23/09 - II Volta de Pituaçu AVAB/FBA -  Salvador/BA
23/09 -  25ª Corrida Rústica da Integração - UNEB - Salvador
30/09 - Circuito das Estações – Etapa Primavera Salvador – 5 e 10 Km - Salvador/BA
OUTUBRO
12/10 - IV Corrida da Saúde – 6 Km - Salvador - BA
14/10 - Meia Maratona Farol a Farol TV Aratu/FBA - Salvador-Ba
21/10 - XXVI Corrida da ASA – 10 Km Base Aérea de Salvador/FBA - Salvador/BA
NOVEMBRO
02/11 - III Corrida de Confraternização da AVAB -  Salvador/BA
04/11 - Track e Field Run Series Shopping Salvador -  Salvador/BA
11/11 - Braskem Eco Run – Etapa Salvador 5 e 10 Km - VETOR Esportes Salvador/BA
18/11 - VI Corrida Rústica da COPPA – (Parque de Pituaçu) - Salvador/Ba
25/11 - 7ª Corrida de Verão 5 Km – Seletiva São Silvestre – 15 Km -  Salvador/BA
DEZEMBRO
08/12 - Corrida Noturna TV Aratu/FBA - Salvador-Ba
09/12 - XX Corrida dos Engenheiros Clube de Engenharia da Bahia -  Salvador/BA
09/12 - 4ª Corrida Temática Costa do Cacau Costa do Cacau C. e Assessoria Ltda. Ilhéus / BA
16/12 - Circuito das Estações – Etapa Verão Salvador – 5 Km e 10 Km -  Salvador/BA
30/12 - Corrida Rústica de Praia do Forte -  Mata de S.João/BA