Massa muscular - Gordura localizada = "Abdome de tanquinho"



Quem nunca sonhou em ter um abdome de “tanquinho”? Hoje em dia tanto homens como mulheres têm esse desejo, mas sonhar é pouco, pra conseguir algo assim é necessário muita disciplina.  Essa conquista não é impossível, mesmo pra quem tem a famosa “barriguinha de Chopp”.

Ter um abdome fortalecido, muito mais do que estética, também significa saúde e qualidade de vida. Porém é possível ter um abdome forte que não se destaca devido à existência de gordura localizada na parede abdominal.

Vários alunos me pedem para trabalhar exaustivamente a musculatura abdominal nas aulas de Pilates porque querem “tirar a barriguinha” e sempre enfatizo que pra isso é necessário caprichar nos exercícios aeróbios, pois somente eles associados com o controle alimentar, ajudarão na redução de gordura total do corpo e como consequência redução de peso e musculatura abdominal mais aparente. 

Já falei, em um post anterior, sobre alimentação e ganho de massa muscular. Aqui podemos relembrar da importância de uma alimentação balanceada, de preferência orientada por um nutricionista, que avaliará suas necessidades diárias baseadas no seu gasto calórico e seus objetivos. Algumas pessoas, por possuírem rotinas muito apertadas, horários curtos para se alimentarem e vida muito ativa, podem necessitar de suplementações e somente o nutricionista estará apto a receita-la.

Peço desculpas aos especialistas, mas preciso descrever algo que muitos alunos gostariam de saber, mas nunca foi dito:

Massa muscular ou massa magra é o conjunto de músculos que nosso corpo possui, no total de 639. Eles produzem energia através de reações de combustão e para se movimentarem também necessitam de energia. Essa energia vem dos alimentos: carboidratos, gorduras e proteínas. Então, vocês concordam que retirar da dieta um desses nutrientes pode comprometer não só o funcionamento dos musculos como o ganho de massa muscular? Porém na falta de um desses componentes, o nosso corpo precisa trabalhar mais para transformar um nutriente em outro e continuar com suas reações, o que pode gerar problemas de saúde no futuro. Por outro lado, o excesso de um desses alimentos acaba se estocando em forma das tão temidas gordurinhas!

O Pilates traz muito pouco de exercícios aeróbios e que promovam um maior gasto energético, necessitando realizar em paralelo, alguma outra atividade como dança, caminhada, corrida, etc. Assim sua atividade ficará completa. Mas, o Pilates possui uma vantagem para adquirir um “abdome de tanquinho”, o trabalho dos musculos abdominais ocorrem em praticamente 100% da aula, mesmo nos exercícios de alongamentos é exigido que se mantenha uma respiração correta associada a contração abdominal. 

O que você está esperando para começar sua aula?
Fta. Flávia Prado


Nenhum comentário:

Postar um comentário