Você sabe o que é Diástase Abdominal?

Diástase do reto abdominal

Diástase é o afastamento dos músculos retos do abdome, eles são em número de dois e paralelos um ao outro. Quando há um aumento da pressão intra-abdominal, como gestações múltiplas ou bebê grande, excesso de líquido amniótico, obesidade, desnutrição, pode ocorrer diástase.

Quais os fatores de risco?

Mulheres que não praticam exercícios regulares são predispostas a terem diástase, mas não é regra. Hormônios gestacionais, que promovem o relaxamento muscular também podem provocar seu surgimento. Os sintomas mais comuns são as dores lombares, nos glúteos, coxas e o aparecimento de uma protuberância no centro do abdome quando se está sentada ou de pé.

Não existem formas de se prevenir a diástase. Como já foi dito, não há regra para seu surgimento, apenas fatores de predisposição. Uma forma de reduzir as chances é preparar o corpo para receber o bebê  – fazer exercícios físicos, como o Pilates, no intuito de fortalecer a região abdominal, para que ao ser “exigida”, suporte a pressão e após o nascimento da criança, retorne aos poucos ao “normal”.

Existe cura ou tratamento?

Sim. A depender do tamanho do afastamento, o mais indicado é o exercício físico, que deve ser acompanhado, preferencialmente, por um fisioterapeuta.
O tratamento cirúrgico é definitivo e uma opção considerada mais estética, já que também reduz o volume abdominal. Consiste em um corte transversal no abdome inferior, semelhante à cesariana. Faz-se uma aproximação dos músculos retos sendo eles fixados pela aponeurose (pele grossa que recobre a musculatura abdominal como uma cinta).

Exercícios indicados para quem tem diástase

Sem dúvida, além do exercício propriamente, é importante atentar para o abdome ao realizar qualquer atividade no seu dia a dia, carregar peso, deita-se e levantar-se. Assim, com o abdome contraído, evita o surgimento de hérnias abdominais umbilicais ou peri-umbilicais, que ocorrem quando órgãos internos “escapam” pelo orifício da diástase.

Alguns exercícios indicados são:

PRANCHA - Apoie-se nos cotovelos e tire os joelhos do chão, mantendo o bumbum alinhado com a coluna, como se fosse uma prancha. Concentre-se e permaneça o maior tempo possível, repita algumas vezes, interrompa quando cansar.
Prancha abdominal


RESPIRAÇÃO COM CONTRAÇÃO ABDOMINAL – Inspire distendendo o abdome e expire “sugando” a barriga para dentro, mantendo por alguns segundos, até o final da expiração.

Flexão de tronco com aproximação de retos abdominais
FLEXÃO ANTERIOR COM APROXIMAÇÃO DO ABDOME – Aqui você pode usar uma faixa, ou as próprias mãos para aproximar os retos abdominal, como se tivesse abraçando o abdome.







Evitar!

Flexão anterior de tronco e abaixamento das pernas sem aproximação do reto do abdome;
Exercícios de rotação de tronco;
Levantamento duplo de perna;
Levantar o tronco da posição deitada para sentada sem contração apropriada do músculo.

Texto baseado no site: http://femininoealem.com.br/3691/voce-sabe-e-diastase/

Pilates para homens sim!

Pilates não é apenas para mulheres, a começar pelo criador do método - Joseph Pilates e seus primeiros "seguidores". Abaixo estão 8 motivos para desmistificar o método e mostrar porque os homens também podem e devem praticar Pilates


1 - Melhora o desempenho em qualquer outro esporte
"O pilates é o melhor complemento para atividade física que existe", diz o professor Luiz Lobassi, da Maha Studio do Corpo, em São Paulo, que já foi bicampeão brasileiro de kung fu. Postura, equilíbrio, estabilidade, flexibilidade, respiração, coordenação, circulação, fortalecimento e resistência, tudo pode ser melhorado. Atletas das mais variadas modalidades são beneficiados. Por exemplo: quem joga tênis ou golfe acaba se dando bem com o aprimoramento da rotação do tronco. Maratonistas melhoram seu tempo com técnicas avançadas de respiração, e lutadores ganham mais flexibilidade e força abdominal.

2 – Tonifica os músculos do corpo todo

A grande variedade de exercícios garante um trabalho eficiente para toda a musculatura. “Numa aula dá para trabalhar todas as cadeias do corpo: anterior, posterior e lateral”, diz o professor Antonio Fretz. Outra vantagem é que, ao contrário da musculação, o pilates não leva à hipertrofia do músculo. “Os exercícios tonificam sem que você perca a
flexibilidade”, diz o professor Lobassi.

3 – Define o abdômen
Um dos principais focos do pilates é o fortalecimento da musculatura central do corpo. Joseph Pilates deu o nome de “powerhouse” ao conjunto desses músculos, que abrangem abdômen, coluna e região pélvica. O domínio dessa área é fundamental para os mais variados exercícios físicos. De quebra, sua barriga fica sarada.

4 – Aumenta a disposição sexual
O bem-estar físico e mental ajuda no sexo. A flexibilidade também. Idem para o autoconhecimento e para a liberação de hormônios, como endorfina. E tudo isso está no “pacote” do pilates

5 – Amplia a flexibilidade e a coordenação
“O pilates é uma das atividades que mais alonga o corpo, da nuca aos pés”, garante Antonio Fretz. Aliando isso à melhora da coordenação, você terá mais facilidade para realizar as tarefas do dia a dia.

6 – Diminui tensões e elimina stress
Que fique claro: pilates é muito diferente de ioga. Ele utiliza aparelhos próprios, trabalha em séries de dez repetições, permanece menos tempo na mesma postura e não usa meditação. Mas atua no equilíbrio da mente, na concentração e na harmonia do organismo. É como dar uma bica no stress.

7 – Previne dor nas costas
Não são só as suas costas que doem. Esse problema atinge cerca de 80% da população mundial em algum momento da vida. A reabilitação da postura que você aprende no pilates previne dores na coluna e pode corrigir desvios como hipercifose e hiperlordose.

8 – Dá para fazer com a turma
Os treinos são democráticos: em uma mesma sala podem estar praticantes de níveis e interesses diferentes. Cada uma das pessoas tem um treino personalizado. O bom nesta história é que você pode fazer uma sequência de exercícios bem ao lado daquela gata que está num nível mais avançado. Ou do amigo que você arrastou do futebol. O negócio é bom também para casais: um apoia o outro e a motivação só aumenta.

Artigo extraído integralmente de: http://vip.abril.com.br/cuidados-pessoais/esporte/8-motivos-por-que-pilates-e-esporte-de-macho/

Ampliação do estúdio

Pensando sempre em melhorar o nosso serviço, estamos constantemente realizando mudanças afim de atender melhor os nossos clientes. A novidade agora é a ampliação do estúdio e os novos acessórios adquiridos para realização de Pilates solo mais dinâmicas e diferenciadas. Se você ainda não conhece a PSYCORPORE, não perca essa oportunidade!

Traga amigos ou familiares e ganhe um desconto especial. Para grupos fechados de 5 alunos na mesma turma, um aluno fica grátis! (consulte regulamento).

O que você está esperando para marcar sua aula experimental, sem custo!!

Ambiente confortável e climatizado, equipamentos novos e seguros, variedade de acessórios, fácil acesso e edifício com elevador e segurança, tudo isso no Imbui.

Turmas para gestantes, com aulas especiais aos Sábados. Atendemos também adolescentes e idosos.

Horários de atendimento: 
Segunda à quinta - 6:30 às 12:30 e 14:00 às 21:00
Sexta - 6:30 às 10:30 e 14:00 às 18:00
Sábado - 7:30 às 10:30

Tel: (71)3506-9486 | 9105-8766





Novidade para as Gestantes na PSYCORPORE!

Já falamos em outro post sobre as diversas vantagens do Pilates para gestantes. Agora trazemos uma novidade: Aulas especiais pra grupos de gestantes. Essa projeto, que já vem sendo aplicado pela Fisioterapeuta Ana Elisa de Carvalho, agora beneficiará as gestantes do estúdio PSYCORPORE. 

Marque sua aula experimental e conheça um pouco mais, ou melhor, sinta no corpo todos os benefícios do Pilates pra você e seu bebê!


Pilates: Aprenda a respirar bem!

Um padrão respiratório bem ancorado é a base para quem pratica meditação, ioga, canto, dança, teatro, esportes e também o Pilates. A respiração é vital para que o corpo realize as trocas gasosas com o meio ambiente, nutrindo as células - órgãos - tecidos, eliminando o gás carbônico proveniente do metabolismo e é de extrema importância para o equilíbrio psicomotor e emocional.

A boa respiração é fundamental para que o corpo de mantenha alinhado, assim como um corpo bem alinhado promove um bom funcionamento da caixa torácica e músculo diafragma nas incursões respiratórias. 

Para entender o respiração, é preciso ter uma clareza mínima sobre duas estruturas importantíssimas, que são os pulmões, órgãos responsáveis por captar o oxigênio e excretar o gás carbônico, e o diafragma, músculo localizado logo abaixo deles, que separa o tórax do abdome e promove os movimentos respiratórios. O diafragma está interligado com as costelas e as vértebras e o seu mau funcionamento fatalmente comprometerá a postura, em um processo lento e gradual.

Quando a respiração vira um ato apressado e superficial também surgem muitos problemas de saúde - físicos e emocionais, que podem se manifestar através de ansiedade, estresse, dificuldade de concentração, desequilíbrios de força e flexibilidade e até deformidades no tórax. Da mesma forma, quando se descuida da postura ou se adquirem vícios motores, a respiração pode consequentemente ser afetada.

O Pilates ajuda no funcionamento do corpo e na relação respiração-movimento sempre em busca do seu equilíbrio.


Texto adaptado de: "De peito aberto" - Ângela Arraya (Revista Oficial Pilates - ano 1; n.5).

Fta. Flávia Prado

Pilates: Uma solução para os efeitos da menopausa


A menopausa é o período fisiológico, ou seja, natural, que caracteriza o encerramento dos ciclos menstruais e ovulatórios e quando ocorre uma série de transformações fisiológicas, orgânicas e anatômicas na mulher.  A idade em que ocorre é relativa, podendo variar de 48 a 52 anos. O processo até chegar à menopausa é gradual e chamado de “Climatério”.

A cessação da menstruação vem acompanhada de alterações hormonais, hormônios estes que antes eram produzidos pelos ovários, como o estrógeno. O estrógeno tem a função de induzir a proliferação de células, geralmente associada com o amadurecimento do corpo, desenvolvimento ósseo e rápida calcificação óssea, não é “à toa” que na puberdade as meninas crescem mais rapidamente que os meninos.

A ausência do estrógeno causa a diminuição do brilho da pele, redistribuição de gordura corporal para partes mais masculinas (barriga), secura vaginal, desequilíbrio do colesterol no sangue, com mais chances de acúmulo nos vasos sanguíneos, redução de fixação do cálcio nos ossos, levando à osteoporose e sintomas emocionais como: irritabilidade e depressão. São muito comuns os “fogachos”, sensação de calor desagradável, súbito e muito forte. Esses sinais e sintomas são apenas alguns de tantos outros que são causados pela falta desse hormônio.

Qual a solução?

Muitos médicos ao avaliarem o histórico da paciente podem indicar o tratamento por reposição hormonal, atualmente aplicada de diversas formas, naturais ou semissintéticas, por via oral, adesivos transcutâneos (na pele), pomadas, implantes subcutâneos. A forma ideal varia de acordo com a sintomatologia e características orgânicas e funcionais de cada mulher. Algumas mulheres não se adaptam a terapêutica medicamentosa ou não podem realizá-la, necessitando recorrer a outros tratamentos.

O exercício físico vem sendo aplicado usualmente em diversos tratamentos de patologias, associado ou não a medicamentos ou outras terapêuticas. A atividade física de qualquer espécie, praticada rotineiramente traz benefícios não só estéticos como emocionais.
Diante de tantas alterações fisiológicas na menopausa, o Pilates pode auxiliar na redução de alguns sintomas e até mesmo na prevenção ou retardo do aparecimento de outros. Além de ajudar na manutenção do peso, melhorar o ânimo e a disposição. 

- Nos casos onde já existem a redução do cálcio nos ossos, os exercícios realizados contra a gravidade, em pé por exemplo, ajudam a “oferecer” carga ao osso que se encontra fraco, remineralizando-o;

- O fortalecimento muscular global ajuda na perda de gordura abdominal, pois o corpo "musculoso" exige mais gasto energético, mobilizando e utilizando a gordura armazenada;

- O alongamento evita que a musculatura se “encolha” e torna os ligamentos mais maleáveis, impedindo alterações nas estruturas ósseas, principalmente joelhos, ombros e coluna;

- O ambiente do Pilates ajuda a acalmar, relaxar, traz bem-estar e socializa as pessoas;

- Seu corpo mais forte, mas alongado e mais relaxado, melhora a autoestima, que é levado para o dia-a-dia com a família e amigos.

Independente de você que está lendo esse texto ter 15 ou 80 anos, a menopausa é uma realidade que todas as mulheres passaram ou passarão. Quanto mais cedo o exercício físico for incorporado no seu dia-a-dia, mais saudável você será e mais tempo viverá. Porém, antes hoje, do que nunca!

Flávia Prado (Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates do Estúdio Psycorpore)


Acessórios usados no Pilates

Os acessórios de Pilates conferem grande variedade de exercícios, por serem portáteis e mais baratos que os equipamentos, muitos alunos adquirem para realizar alguns dos exercícios aprendidos na aula em casa ou em viagens. Os mais comuns de serem encontrados no estúdio de Pilates são os seguintes:


Flex ring
É um anel com resistência. Pode ser usado para realização de exercícios para braços e pernas e associado com outros movimentos.


Bola suíça e bola feijão
As mais famosas no ambiente de Pilates. Existe de vários tamanhos e é um acessório neutro para a realização dos exercícios, pois são amplas as possibilidades. Muito usado em exercícios para equilíbrio ou abdominais.













Disco de rotação
São duas placas de madeira que giram sobre um eixo. Usada para exercícios de equilíbrio/propriocepção, para dificultar na sua execução.


Bozu
É a metade de uma bola com uma plataforma na base. Usada em exercícios que exijam equilíbrio. Pode ser adicionado às molas para realização de exercícios com os dois membros ao mesmo tempo. Usada também para exercícios de abdominais com maior estabilização e para quem tem dificuldade de realiza-lo na bola.


Meia Lua
Como o nome já diz, possui o formato de meia lua. Muito usada na execução de abdominais estabilizados, mas pode ser usado do lado oposto para realização de exercícios de equilíbrio e associado a diversos aparelhos.

Rolo
O rolo pode ser feito tanto de espuma densa como de EVA. Ao deitar sobre esse acessório com a coluna apoiada verticalmente, ele dará uma sensação de relaxamento, pois ajustará toda a coluna. Pode ser usado na realização de exercícios de equilíbrio ao retirar um dos membros do solo e associado a outros acessórios ou equipamentos de Pilates.


Faixas elásticas
Cada cor confere uma intensidade diferente. É usada para dar resistência aos movimentos ou realizar alongamentos.


Equipamentos do Pilates


REFORMER => Equipamento que possui uma plataforma que desliza ao realizar o movimento, podendo ser adicionado a carga das molas que conferirá resistência ou auxílio ao mesmo. Possui cordas com alças de mãos e pés para a realização de alguns outros exercícios e uma barra fixa com regulagem para apoio de braços ou pernas. Possui um acessório – a plataforma de saltos – ótima para exercícios de aquecimento e ativação de músculos abdominais ou membros. Tem possibilidades infinitas de exercícios, podendo utilizar ainda diversos acessórios em conjunto.



CADILLAC => É o aparelho com mais presença no Pilates. O que tem de tamanho tem de possibilidade de exercícios, assim como o Reformer. Possibilita a realização de exercícios aéreos em níveis mais avançados do método. Possui uma barra fixa, que unida às molas de diversas intensidades, ajudam ou dificultam a realização dos exercícios. Pernas, braços, abdome, todo o corpo pode ser trabalhado com esse equipamento. Existe uma versão semelhante, porém  mais simples – o Wall Unit, possuindo as principais funções do cadillac , mas usada em estúdios pequenos. A desvantagem deste último é não possibilitar a realização de exercícios aéreos.


CHAIR =>Também comumente chamada de cadeira, é o aparelho mais compacto do Pilates. Inicialmente criada para ser usada em casa. Possui um pedal que pode ser desarticulado se transformando em dois pedais, onde são realizados exercícios de braços, pernas ou abdominais. Possui duas bengalas laterais que são usadas tanto para posicionamento, como para apoio em exercícios de braços mais avançados.


BARREL => Lembra um barril. É muitíssimo utilizado na realização de alongamentos e exercícios abdominais, mas também pode ser utilizado na execução de exercícios de braços e pernas, com associação ou não de acessórios.


OBS.: a associação de exercícios nos aparelhos com acessórios é muito comum no ambiente do Pilates, para dinamizar e adicionar dificuldade na realização dos exercícios. O intuito é trabalhar a coordenação motora, conferindo controle da musculatura e harmonia dos movimentos do corpo.





Aviso!!

Pessoal,


A partir do dia 6 de agosto estaremos funcionando com todos os horários de PILATES:



Nossos horários:
Seg. à Qui. – 6:30 às 12:30 e 14:00 às 21:00
Sex. – 6:30 às 12:30 e 14:00 às 18:00
Sab. – 7:30 ás 10:30 *


* Aulas aos sábados mediante formação de turma a partir de 4 alunos! 


Estamos com uma promoção de inauguração!! Forme seu grupo de 5 amigos, colegas de trabalho ou vizinhos e todos ganham desconto! 


Venha dos conhecer e marcar uma aula experimental!

R. dos Colibris, edf. Emp. Paralela Place, sala 505 - Imbui

Pilates e Incontinência urinária




A necessidade de ir ao banheiro imediatamente (bexiga hiperativa), a perda urinária durante o sono ou após esforço físico, como tossir, espirrar, correr, rir, carregar peso, ou realizar qualquer esforço no abdome, são sintomas iniciais de que algo está errado com o organismo, podendo ser considerado incontinência urinária (IU) de urgência ou esforço. Segundo a Sociedade Internacional de Continência, a IU é definida como “perda involuntária de urina, que em geral ocorre insidiosa e progressivamente. É um problema que pode atingir ambos os sexos, todas as idades e camadas sociais e representa um problema social e de higiene”.

Grande parte dos casos de IU aparecem em idade avançada – acima de 60 anos, no período de gestação ou pós parto e pós menopausa (30% a 60%) - nesse período há uma redução de alguns hormônios femininos (estrógeno), que causa redução da elasticidade da uretra; pode ocorrer também em homens com distúrbios de próstata e em pessoas com incapacidades físicas e mentais (esclerose múltipla, distrofia muscular, poliomielite, AVC, lesão coluna, etc). Em geral, as mulheres são mais acometidas que os homens, chegando a 2 vezes mais chances. Os homens geralmente possuem musculatura mais forte e tem a uretra mais longa que as mulheres.

Na maioria dos casos o tratamento é conservador – o Pilates é uma alternativa para prevenir e também tratar a IU, pois um dos seus princípios baseia-se no fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico, o que favorece um melhor controle sobre o fluxo urinário.  Por isso praticantes de Pilates são menos susceptíveis a IU. Nos casos mais graves é possível associar com medicamentos, fisioterapia uroginecológica ou intervenções cirúrgicas.
Lembrando que todos os casos de IU devem ser acompanhados por um médico que dará as coordenadas do tratamento e a necessidade ou não de procedimento cirúrgico.

Fta. Flávia Prado

Cálcio x Emagrecimento

Segundo pesquisadores, o cálcio, comprovadamente benéfico para ajudar no fortalecimento ósseo e redução da pressão arterial, também está associado ao emagrecimento.

O aumento da ingestão de cálcio diário altera o trabalho das células de gordura (adipócitos), que passam a armazenar menos gordura e ativem mecanismos que eliminam àquela já acumulada, através da lipólise. Especialistas também dizem que o cálcio pode regular a secreção de leptina, hormônio que controla o apetite.

A recomendação diária de cálcio para adultos saudáveis é de 1000mg (1g). Enquanto para crianças, o consumo fica em média, 600mg e 800mg.

Apesar dos resultados da pesquisa serem animadores, é preciso cautela. O cálcio por si só não garante perda de peso. É necessário um controle alimentar e um maior gasto de energia com realização de exercícios físicos. O balanço energético é determinante para o emagrecimento. Para perda de peso, opte por versões menos calóricas dos derivados, por exemplo, queijo branco e no lugar do leite integral, consuma o desnatado.

Uma dica de nutricionistas para aproveitar melhor o mineral, é reduzir o consumo de sal, pois cada 500mg de sal excreta 10mg de cálcio e 1g de sal, elimina de 20mg a 40mg. O excesso de cafeína também pode atrapalhar a retenção de cálcio no organismo de pessoas com dietas pobres nesse mineral e aumenta sua eliminação em mulheres na menopausa. Já o consumo de vitamina D aparece como coadjuvante para um bom aproveitamento do cálcio no corpo, adquirido principalmente pelo pela luz solar, esse nutriente ajuda na absorção do mineral pelo intestino.

Para pessoas com intolerância à lactose, as alternativas para ingerir cálcio são diversas - os derivados como iogurte e queijos, têm menores índices de lactose, oferecendo melhor tolerância para estes indivíduos. Outras boas fontes do mineral são gergelim, repolho, couve, brócolis, tofu, castanhas, amêndoas, espinafre, soja, feijão e beterraba, apesar de possuírem  menores quantidades do mineral.

Números do mineral
O cálcio está presente em leites e derivados e também em verduras e grãos. Antes de escolher sua fonte, confira qual a quantidade encontrada em cada alimento.
ALIMENTOS
MG DE CÁLCIO / 100 G
Gergelim
989
Queijo-de-minas fresco
685
Queijo mozarela
517
Amêndoa
248
Melado
205
Iogurte de frutas
169
Soja
145
Couve
140
Espinafre cozido
136
Leite de vaca desnatado
123
Iogurte natural
121
Tofu
111
Brócolis
40
FONTE: BARBARA RESCALLI SANCHES, NUTRICIONISTA DO DEPARTAMENTO CIENTÍFICO DA VP CONSULTORIA NUTRICIONAL. INFORMAÇÕES RETIRADAS DO SITE: HTTP://WWW.UNIFESP.BR/DIS/SERVICOS/NUTRI


INAUGURAÇÃO PSYCORPORE!!

A nossa inauguração aconteceu ontem dia 14/07/12 e foi o máximo! E o café da manhã delicioso!! Contamos com a presença de familiares, amigos e colegas de profissão, que contribuíram pra que este momento se tornasse muito especial!


















Agradecemos a presença de todos e um grande abraço da equipe PSYCORPORE!




Pilates x Parkinson


A doença de Parkinson ocorre quando neurônios (células nervosas) de uma parte do cérebro (substância negra) morrem ou tornam-se prejudicadas e deixam de produzir dopamina.  A dopamina é um mensageiro químico conhecido como um neurotransmissor que ajuda a controlar os músculos e os movimentos, quando os níveis de dopamina estão baixos o movimento será lento e hesitante (perda de equilíbrio e postura), músculos tensos e rígidos e haverá agitação ou tremores. Doença de Parkinson é progressiva, e por isso seus sintomas variam dependendo de quanto tempo o indivíduo tenha tido a doença.

As drogas são geralmente prescritas para tratar os sintomas, mas também é uma boa ideia olhar para os hábitos de vida geral, a fim de administrar com êxito a doença no cotidiano. A vida torna-se mais e mais difícil à medida que a doença progride, os parkinsonianos tendem a se tornar mais sedentários. As pessoas que têm Parkinson, também tendem a respirar superficialmente, limitando assim a quantidade de oxigênio que está disponível para utilização pelo organismo.

O Pilates centra-se na respiração torácica, que preenche todo o espaço na caixa torácica de modo que os fluxos de oxigênio para os músculos sejam  mais eficientes. Ele também ajuda a melhorar a coordenação e controle dos movimentos, através de técnicas como o alongamento dos músculos. Alguns dos problemas rotineiros associados ao Parkinson, como a tensão nos ombros e costas podem ser amenizados utilizando o método.

O Pilates incentiva padrões de movimentos específicos por meio do reposicionamento muscular e alongamento; a falta de destreza associada ao Parkinson podem ser aliviados. Os exercícios no método ocorrem de uma forma controlada, tendo assim um papel na reeducação neuromuscular, simulando atividades de vida diária como, agachar-se e sentar-se.

Não há pesquisa oficial sobre Pilates e Parkinson que aborde especificamente os sintomas, mas na prática, há uma evidente melhora no equilíbrio, na rigidez muscular e flexibilidade. O importante é se manter sempre ativo e se exercitar com frequência, pois assim os músculos e o cérebro se mantêm sempre desafiados. Um dos avanços mais significativos na neurologia nos últimos 20 anos tem sido o reconhecimento de uma maior capacidade de recuperação do cérebro após lesão, ao invés do que se pensava anteriormente. Atualmente é reconhecido que o cérebro tem capacidade de se reorganizar (neuroplasticidade) após uma lesão ou doença, e que este fenômeno pode ser facilitado por meio de um complexo e intenso treino de capacidades físicas. Hirsch (2003) demonstrou que a força muscular e o equilíbrio podem ser melhorados em doentes de Parkinson com um treino intensivo de resistência e equilíbrio, durante dez semanas (três vezes por semana).

Com o Pilates é possível retardar o aparecimento dos sintomas e até mesmo controlar os sintomas presentes, trazendo melhor qualidade de vida para o indivíduo com Parkinson.





Venha conhecer a Psycorpore!

Nosso estúdio conta com os principais aparelhos utilizados no método Pilates: Reformer, Cadillac e Chair e diversos acessórios, entre eles, bolas, flex ring, thera-band, bosu, cama elástica, etc. Tudo para oferecer um melhor atendimento, com aulas dinâmicas e personalizadas.




O ambiente é climatizado, aconchegante e intimista, todos os equipamentos modernos e seguros e profissionais especializados em Pilates.

Oferecemos atendimento personalizado para gestantes, idosos e adolescentes, com aulas direcionadas para suas necessidades específicas.

Em breve funcionaremos com outros serviços: Psicoterapia, Nutrição e Massoterapia.

Venha nos visitar e experimentar uma aula de Pilates gratuita!
_____________________________________________________________________
R. dos Colibris, 79, edf. Emp. Paralela Place, sala 505 – Imbui – Em frente ao Caboatã Shopping - (71)3506-9486 | 9105-8766 | psycorpore@hotmail.com

Nossos horários:
Seg. à Qui. – 6:30 às 12:30 e 14:00 às 21:00
Sex. – 6:30 às 12:30 e 14:00 às 18:00
Sab. – 7:30 ás 12:00

Massa muscular - Gordura localizada = "Abdome de tanquinho"



Quem nunca sonhou em ter um abdome de “tanquinho”? Hoje em dia tanto homens como mulheres têm esse desejo, mas sonhar é pouco, pra conseguir algo assim é necessário muita disciplina.  Essa conquista não é impossível, mesmo pra quem tem a famosa “barriguinha de Chopp”.

Ter um abdome fortalecido, muito mais do que estética, também significa saúde e qualidade de vida. Porém é possível ter um abdome forte que não se destaca devido à existência de gordura localizada na parede abdominal.

Vários alunos me pedem para trabalhar exaustivamente a musculatura abdominal nas aulas de Pilates porque querem “tirar a barriguinha” e sempre enfatizo que pra isso é necessário caprichar nos exercícios aeróbios, pois somente eles associados com o controle alimentar, ajudarão na redução de gordura total do corpo e como consequência redução de peso e musculatura abdominal mais aparente. 

Já falei, em um post anterior, sobre alimentação e ganho de massa muscular. Aqui podemos relembrar da importância de uma alimentação balanceada, de preferência orientada por um nutricionista, que avaliará suas necessidades diárias baseadas no seu gasto calórico e seus objetivos. Algumas pessoas, por possuírem rotinas muito apertadas, horários curtos para se alimentarem e vida muito ativa, podem necessitar de suplementações e somente o nutricionista estará apto a receita-la.

Peço desculpas aos especialistas, mas preciso descrever algo que muitos alunos gostariam de saber, mas nunca foi dito:

Massa muscular ou massa magra é o conjunto de músculos que nosso corpo possui, no total de 639. Eles produzem energia através de reações de combustão e para se movimentarem também necessitam de energia. Essa energia vem dos alimentos: carboidratos, gorduras e proteínas. Então, vocês concordam que retirar da dieta um desses nutrientes pode comprometer não só o funcionamento dos musculos como o ganho de massa muscular? Porém na falta de um desses componentes, o nosso corpo precisa trabalhar mais para transformar um nutriente em outro e continuar com suas reações, o que pode gerar problemas de saúde no futuro. Por outro lado, o excesso de um desses alimentos acaba se estocando em forma das tão temidas gordurinhas!

O Pilates traz muito pouco de exercícios aeróbios e que promovam um maior gasto energético, necessitando realizar em paralelo, alguma outra atividade como dança, caminhada, corrida, etc. Assim sua atividade ficará completa. Mas, o Pilates possui uma vantagem para adquirir um “abdome de tanquinho”, o trabalho dos musculos abdominais ocorrem em praticamente 100% da aula, mesmo nos exercícios de alongamentos é exigido que se mantenha uma respiração correta associada a contração abdominal. 

O que você está esperando para começar sua aula?
Fta. Flávia Prado